☰  MENU

6 Tarefas domésticas que mais queimam calorias

Ser dona de casa não é fácil. Realizar tarefas rotineiras pesadas e que nem sempre são perceptíveis e valorizadas, pode ser desgastante e até mesmo desmotivador.

Mas saiba que o serviço doméstico, além de ser essencial para a manutenção do bem-estar da casa e de seus moradores, pode se tornar uma excelente saída para quem quer perder alguns quilinhos e não tem tempo ou orçamento para frequentar uma academia.

Existem diversas atividades do dia a dia que podem colaborar com o aumento do gasto calórico e nós vamos apresentar abaixo as seis tarefas domésticas que mais queimam calorias.

Mas, mesmo que você esteja habituada aos serviços de sua casa, fique sempre atenta para não sobrecarregar os seus músculos e não contrair uma lesão. Todo o cuidado é pouco para que os resultados possam ser mais eficazes.

1 – Lavar Roupa

Esqueça a máquina de lavar. Lavar a roupa à moda antiga, à mão, esfregando peça por peça, erguer baldes cheios de água e roupas, torcê-las e colocá-las no varal é uma das tarefas domésticas que mais queimam calorias.

As movimentações e músculos trabalhados durante esta tarefa doméstica não ficam devendo, em nada, a um treino de musculação, fazendo você queimar, em 1 hora, até 380 calorias.

  • Ao esfregar a roupa no tanque fique atenta à sua postura, para evitar lesões e fazer com que o exercício gere mais efeitos.
  • Quando for estender as roupas no varal, deixe o balde no chão para que possa agachar e levantar para pegar as peças e estendê-las no varal, trabalhando assim, a região do abdômen, que deve permanecer contraído durante todo o exercício.

2 – Passar Roupa

Pode não parecer, mas esta tarefa, aparentemente singela, pode fazer você queimar mais 150 calorias em um único dia.

Passar roupa durante 1 hora, além de queimar gordura, fortalece os bíceps, deixando seus braços mais tonificados.

  • Sempre atenta à postura, evite ficar curvada sobre a tábua de passar, para não desencadear futuros problemas na coluna.
  • Faça os movimentos completos de vai e vem, alternando os braços, tentando distribuir igualmente o tempo entre os dois membros.

3 – Limpar Azulejos

O esfrega-esfrega necessário para limpar pisos e azulejos da cozinha e do banheiro resulta não só em cômodos super limpos, mas também em donas de casas em forma e com tudo em cima.

1 hora desta atividade, que faz qualquer uma de nós suar a camisa, significa 300 calorias a menos no corpo e braços mais tonificados e enrijecidos.

Usar uma escada para limpar os azulejos superiores também é excelente, pois o sobe e desce ajudará não só a queimar mais calorias, como também trabalhará os músculos da coxa e os glúteos.

4 – Limpar o Quintal

Limpar o quintal é uma das tarefas mais cansativas da rotina doméstica, ainda mais se o espaço contar com jardins, escadas, casinhas de pets e afins.

Por isso, esta é uma das tarefas domésticas que mais queimam calorias, podendo chegar, dependendo do tamanho do seu quintal, a 400 calorias.

  • A melhor forma de queimar gordura fazendo esta atividade é varrer todo o quintal e depois esfregá-lo com a água e sabão que você usou para lavar suas roupas (usar água com responsabilidade é importante).
  • Enxágue e tire o excesso com um rodo.

Todos esses movimentos farão você trabalhar músculos de membros inferiores e posteriores, fortalecendo pernas, braços e abdômen.

5 – Varrer a Casa é uma das tarefas domésticas que mais queimam calorias

Varrer os cômodos e escadas da sua casa diariamente, por 1 hora, fará você deixar para trás 200 calorias, o que, em 1 semana, resulta em 1400 calorias.

  • Para potencializar o resultado, mantenha o abdômen contraído e a postura ereta.
  • Tirar os móveis do lugar também aumentará os benefícios do exercício e a queima de calorias.

6 – Passear com o Cachorro

Passear com seu bichinho de estimação ao ar livre, além de ser uma atividade do dia a dia necessária para o bem-estar dos animais, é uma atividade relaxante e que queima muitas calorias.

1 hora de caminhada equivale 260 calorias a menos no fim do dia.

  • Caso você não tenha um pet, ir ao mercado ou à feira à pé também é uma excelente alternativa para queimar calorias.
  • Ao trazer as compras para casa, você ainda estará fortalecendo os músculos e deixando a flacidez das pernas e dos braços no passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

← Anterior de Dicas .9 Truques que ajudam a disfarçar o “rosto amassado” das manhãs

Próximo de Dicas . →Como combinar o colete jeans com seus looks?