☰  MENU

Conheça o Sérum: um poderoso aliado para cabelos e pele melhores

Conheça mais sobre este produto democrático e de textura fluida e saiba como aproveitar tudo o que de bom ele pode oferecer

Quando o assunto é beleza, tanto da pele como dos cabelos, um tipo de produto tem chamado cada vez mais a atenção das mulheres: o sérum. Você já conhece os benefícios dele?

Juliana Jordão, médica pós-graduada em Dermatologia, membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, destaca que sérum é o nome dado a um veículo fluido, semelhante a um gel aquoso, utilizado tanto para produtos faciais (antirrugas e filtros solares) como em produtos capilares.

Mayara Bravo, médica da equipe de Dermatologia da All Clinik, ressalta que sérum é o nome designado a produtos que apresentam uma alta concentração de ativos com uma textura fluida, não gordurosa.

“E no caso do sérum facial, por apresentar uma textura fluida, o produto é ideal para pacientes que querem potencializar o tratamento da pele, sobretudo as de características mistas ou com tendência à acne, visto que não deixa a pele oleosa”, comenta Mayara.

Quem saber mais sobre este produto que hoje faz parte da rotina de beleza de muitas mulheres? Confira todas as informações abaixo.

Sérum capilar: para cabelos ainda mais belos

Foto: Getty Images

Juliana destaca que o sérum capilar é um produto, em geral, formado pela combinação de ativos hidratantes e reparadores e de fácil aplicação por ser mais fluido. “Os ativos mais frequentes são óleos hidratantes, como o de amêndoas, silicone, queratina e vitaminas. Sua textura leve e fluida facilita a aplicação em fios longos”, diz.

Thiago Bianco, especialista em restauração capilar, reforça que o sérum é um produto finalizador, que tem como vantagem a concentração de vários nutrientes, vitaminas e emolientes para os cabelos. “Diferentemente de outros produtos, sua textura geralmente é mais fluida e não oleosa, funcionando como um meio-termo dos produtos, que traz benefícios aos fios sem pesar ou deixá-los oleosos”, diz.

Uma das vantagens do sérum, de acordo com Bianco, é que não é necessária uma quantidade grande de produto para o resultado ser notado nos fios. Outra vantagem é a alta concentração de benefícios em um único produto.

Neste sentido, o sérum pode ser indicado para os mais diversos tipos de problemas capilares. “Há no mercado séruns que controlam frizz, desembaraçam, dão brilho e selam os fios… Dependendo do problema, existe um sérum que pode ajudar”, comenta Bianco.

Juliana reforça que o sérum é indicado para fios ressecados ou danificados como forma de hidratação e proteção após a sua lavagem. “Mas, para cabelos oleosos ou curtos, o produto não é muito indicado, pois pode dar um aspecto excessivamente oleoso”, orienta.

Sérum x Leave-in

Foto: Getty Images

Juliana explica que tanto o sérum como o leave-in são aplicados no comprimento dos fios úmidos após a lavagem. “Porém, o que difere na maioria dos casos é o veículo que, nos leave-in, geralmente é creme, mais pesado e menos fluido, ideal para cabelos muito ressecados. Em seus componentes predominam hidratantes e substâncias para controle do volume e frizz. Já o sérum, por ser mais leve, é mais democrático. Tem como principal função a manutenção do brilho e vitalidade dos fios, além de reparar as pontas secas”, diz.

Mayara ressalta que, ao contrário do leave-in, o sérum não pesa nos cabelos, permitindo o tratamento diário sem comprometimento da estética capilar, sobretudo dos cabelos menos volumosos.

Thiago Bianco lembra que outra diferença entre os dois tipos de produtos é que o leave-in também tem a função termoativa, ou seja, ajuda a proteger o fio da ação de chapinhas, secadores e modeladores. “A consistência do leave-in também costuma ser mais cremosa e ele também é indicado para definir os cachos.”, destaca.

Sérum x Óleo reparador

Foto: Getty Images

Enquanto o sérum tem como principais funções a manutenção do brilho e vitalidade dos fios, e a reparação de pontas secas, o óleo reparador tem a função única de selagem das pontas duplas e danificadas, de acordo com Juliana.

O reparador de pontas, como o nome já diz, trata da ponta do fio de cabelo, conforme ressalta Bianco: “É uma espécie de selagem, que garante um brilho e alinha o fio, principalmente após o uso dos agentes de calor.”

Como aplicar o sérum

Foto: Getty Images

Juliana orienta aplicar o sérum nos cabelos úmidos após a lavagem, de 2 a 5 gotas, no comprimento do fio, especialmente nos secos e danificados. “A aplicação pode ser feita conforme a necessidade, porém, a fim de evitar o aspecto oleoso, recomenda-se a cada 2-3 dias”, diz.

O expert em cabelos, Thiago, destaca que, assim como no caso da maioria dos produtos capilares, a aplicação deve ser feita sem atingir a raiz, priorizando o comprimento e as pontas. “O produto pode ser utilizado com o cabelo úmido (para garantir a absorção dos nutrientes do produto) ou seco (para suavizar as pontas duplas e alinhar os fios)”, diz.

“A quantidade de vezes a ser utilizado na semana depende do estado do cabelo, se os fios forem oleosos, é indicado duas vezes, no máximo.”, reforça o especialista.

De acordo com Mayara, uma boa dica para melhor eficácia do tratamento é caprichar na aplicação do sérum algumas horas antes de lavar o cabelo, seja antes de dormir ou de ir à academia, por exemplo. “Assim, conseguimos aumentar a concentração dos ativos na fibra capilar, e, então, após a lavagem, pequena concentração será suficiente como finalizadora das pontas e para manutenção do tratamento”, esclarece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

← Anterior de Beleza .Cabelos curtos estarão na moda em 2017

Próximo de Beleza . →Sobretudo: a peça mais elegante para os dias frios