☰  MENU

Quer sair do básico? Confira este guia para usar as calças de alfaiataria!

Confira dicas para criar looks de todos os estilos, do clássico social ao fashion descolado, com a calça de alfaiataria

Já foi o tempo em que a calça de alfaiataria era uma peça usada somente em ambientes de trabalho ou eventos mais formais. Ela ganhou espaço em produções casuais do dia a dia, seja em um simples passeio no shopping, ou, no aniversário da amiga.

Misturar texturas, cores e até mesmo apostar em um sapato menos formal, já fazem toda a diferença no visual. Comece experimentando um modelo diferente da calça de alfaiataria, como uma pantacourt, ou simplesmente saindo do pretinho básico.

Confira algumas dicas em parceria com a consultora de estilo Danyla Borobia, para você criar looks incríveis com a calça de alfaiataria em looks formais e para além deles.

Alfaiataria em looks formais

Foto: Reprodução / Hoje Vou Assim Off / Glam for You / Van Duarte

Provavelmente a combinação mais vista com a calça de alfaiataria é em looks formais. Danyla dá algumas dicas para inovar no visual, seja ele para ambientes formais ou mais casuais: “as calças de alfaiataria em cores mais claras, como nude, pérola e cinza, deixam o visual mais leve e ainda assim formais e compõem muito bem com blusas, blazers ou cardigãs coloridos.”

Outra dica valiosa é misturar texturas para modernizar o look, “substituir o blazer ou paletó por um cardigã ou tricô pode deixar o look mais feminino e jovial”, finaliza Danyla.

Alfaiataria em looks descontraídos

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi / Van Duarte / Carol Burgo

“Qualquer modelo de calça de alfaiataria poderá ser usado para compor looks descolados, lembrando que os acessórios, cores e tecidos darão o tom do estilo despojado”, afirma a consultora. Danyla também indica algumas peças-chave para deixar o visual mais descolado, como uma camisa jeans, um tênis, jaqueta de couro e uma t-shirt. “O mix de estilo tende a deixar o look mais enriquecido e ainda descontraído”, complementa Danyla.

Alfaiataria em looks fashionistas

A ideia aqui é brincar de compor a calça de alfaiataria com peças mais ousadas e moderninhas, explica Danyla. O tênis branco é o queridinho da vez, mas um acessório de impacto também é uma boa pedida, assim como um top cropped e um maxi colete. Brincar com combinação de cores, para sair do básico preto e cinza, também é uma aposta certeira. “Nesse tipo de composição, o modelo da calça pantacourt, saruel ou clochard darão o ar fashionista”, finaliza Danyla.

Alfaiataria em looks de festa

Foto: Reprodução / Van Duarte / Blog da Mariah / Do Jeito H

A consultora de estilo explica que a primeira coisa a se fazer é verificar se a ocasião permite o uso de calças. “A calça alfaiataria já imprime um ar de formalidade e sofisticação, para esse tipo de evento o melhor é optar por partes de cima mais sofisticadas e festivas, ou seja, tecidos nobres, veludo, metalizados, com aplicações e bordados, além de compor com terceira peça e abusar dos acessórios mais glamourosos”, explica Danyla.

Alfaiataria em looks de inverno

Foto: Reprodução / Chata de Galocha / Camila Coelho / Gabriela Ganem

Aqui as sobreposições são mais que bem vindas. Usar e abusar de coletes, cardigãs e casacos mais pesados também. Em relação aos sapatos, Danyla dá algumas dicas: “as calças com a boca mais aberta, reta ou flare, podem ser compostas com meias e sapatos mais fechados, por exemplo, botinhas curtas, oxfords ou outros modelo com shape masculino. Para alongar a silhueta o melhor é que a meia tenha a mesma cor do sapato ou da calça.”

Os diversos modelos de calça alfaiataria

Além de variar as combinações e ocasiões onde você usará a alfaiataria, outro fator que pode fazer diferença no look é o modelo/corte escolhido.

Para te ajudar a criar looks de diferentes estilos, conheça um pouco sobre os principais modelos de calça de alfaiataria, como identificá-los e quais tipos de corpo cada um valoriza.

Alfaiataria reta

Foto: Reprodução / Viva Luxury

O modelo mais comum que você encontra e também o mais democrático. “Seu corte é reto na perna, o bolso geralmente é em faca e a cintura é levemente mais alta, porém é facilmente encontrada com a cintura mais baixa”, explica Danyla. É um modelo ótimo para qualquer tipo de corpo, em especial as silhuetas com o quadril mais largo e bumbum avantajado, pois, as pernas retas tendem a diminuir visualmente o quadril. Quanto aos sapatos, a consultora explica que podem ser os mais variados, desde um scarpin a um oxford, tudo irá depender da ocasião e do seu estilo.

Alfaiataria cigarrete

Foto: Reprodução / Glam for You

A calça de alfaiataria no modelo cigarrete é um pouco mais formal e uma ótima opção para as mulheres com quadril estreito e bumbum pequeno, pois evidencia e valoriza essa região. “Esse modelo é mais seco, bem mais justo, porém, não muito agarrado como a skinny, geralmente a barra acaba no osso do tornozelo e a cintura tende a ser mais alta”, explica a consultora de estilo.

Alfaiataria flare

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Esse modelo tem a cintura mais alta, é mais justa até o joelho e abre em direção ao pé. Danyla explica que vale se atentar para a abertura da boca da calça, para dar a sensação de silhueta alongada e elegância ao look o melhor é deixar a barra mais comprida, quase arrastando no chão, cobrindo bem o sapato. Para complementar o visual vale apostar nos saltos, scarpins, sapatilhas de bico fino e anabelas.

Alfaiataria pantacourt

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi

Esse modelo geralmente termina no meio da canela e tem as pernas mais amplas. A consultora explica que é um modelo de calça de alfaiataria informal, perfeito para compor looks fashionistas e que o melhor é verificar o dress code da empresa ou do evento para ver se é viável apostar em looks com ela. Quanto aos sapatos, podem ser os mais variados e para quem quer alongar a silhueta, vale combinar com a cor da calça.

Só look lindo e cheio de personalidade, né? Agora que você já leu todas as dicas e se inspirou, é só escolher o seu modelo de calça favorito e montar produções cheias de estilo!

Fonte: Portal Dicas de Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

← Anterior de Beleza .Fashion Weekend Kids: confira as novidades da semana da moda para crianças!

Próximo de Look do Dia . →Aprenda a usar a calça jogging, essa peça que é puro conforto pra diferentes ocasiões